Depressão, Como Detectar?



Sinônimos e nomes relacionados:

Transtorno depressivo, depressão maior, depressão unipolar, incluindo ainda tipos diferenciados de depressão, como depressão grave, depressão psicótica, depressão atípica, depressão endógena, melancolia, depressão sazonal.


O QUE É A DEPRESSÃO?

Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza.
Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.

COMO SE DESENVOLVE A DEPRESSÃO?

Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.

As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:

Estresse
Estilo de vida
Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.


COMO SE DIAGNOSTICA A DEPRESSÃO?

Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz.

O QUE SENTE A PESSOA DEPRIMIDA?

Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido ou " na fossa ", com " baixo-astral ". Muitas pessoas com depressão, contudo, negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga, injustificáveis por algum outro problema físico.

COMO É O PENSAMENTO DA PESSOA DEPRIMIDA?

Pensamentos que freqüentemente ocorrem com as pessoas deprimidas são os de se sentirem sem valor, culpando-se em demasia, sentindo-se fracassadas até por acontecimentos do passado. Muitas vezes questões comuns do dia-a-dia deixam os indivíduos com tais pensamentos. Muitas pessoas podem ter ainda dificuldade em pensar, sentindo-se com falhas para concentrar-se ou para tomar decisões antes corriqueiras, sentindo-se incapazes de tomá-las ou exagerando os efeitos "catastróficos" de suas possíveis decisões erradas.

Pensamentos de morte ou tentativas de suicídio

Freqüentemente a pessoa pode pensar muito em morte, em outras pessoas que já morreram, ou na sua própria morte. Muitas vezes há um desejo suicida, às vezes com tentativas de se matar, achando ser esta a " única saída " ou para " se livrar " do sofrimento, sentimentos estes provocados pela própria depressão, que fazem a pessoa culpar-se, sentir-se inútil ou um peso para os outros. Esse aspecto faz com que a depressão seja uma das principais causas de suicídio, principalmente em pessoas deprimidas que vivem solitariamente. É bom lembrar que a própria tendência a isolar-se é uma conseqüência da depressão, a qual gera um ciclo vicioso depressivo que resulta na perda da esperança em melhorar naquelas pessoas que não iniciam um tratamento médico adequado.

Sentimentos que afetam a vida diária e os relacionamentos pessoais

Freqüentemente a depressão pode afetar o dia-a-dia da pessoa. Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais pode tornar-se um peso: trabalhar, dedicar-se a uma outra pessoa, cuidar de filhos, entre outros afazeres podem tornar-se apenas obrigações penosas, ou mesmo impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas pode tornar-se prejudicado: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com a diminuição do desejo sexual; desinteresse por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar, até mesmo dificultando a busca de ajuda médica.

COMO SE TRATA A DEPRESSÃO?

A depressão é uma doença reversível, ou seja, há cura completa se tratada adequadamente. O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado ao perfil de cada paciente. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente e com pouco prejuízo sobre as atividades da vida diária. Nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental, mas o tratamento pode ser apenas psicoterápico.

Pode haver também casos de depressões bem mais graves, com maior prejuízo sobre o dia-a-dia do indivíduo, podendo ocorrer também sintomas psicóticos (como delírios e alucinações) e ideação ou tentativas de suicídio. Nessa situação, o tratamento medicamentoso se faz obrigatório, além do acompanhamento psicoterápico.

Os medicamentos utilizados são os antidepressivos, medicações que não causam “dependência”, são bem toleradas e seguras se prescritas e acompanhadas pelo médico. Em alguns casos faz-se necessário associar outras medicações, que podem variar de acordo com os sintomas apresentados (ansiolíticos, antipsicóticos).

Comentários

  1. Olá !!!!!!

    Gostei meuito me esclareceu varias duvidas e me ajudou a entender mais, o que estou passando

    ResponderExcluir
  2. Olá Anonimo...

    Caso tenha alguma duvida fale conosco pois podemos pesquisar mais ou ate mesmo esclarecer suas duvidas na medida do possível.

    Caros amigos! Por favor quando deixarem um comentário, Deixe o nome e Email para podermos manter um contato, pois assim fica fácil para ambos.

    Grande Abraço a Todos e Muito Obrigado pelos comentários eles são muito importantes para nós.

    ResponderExcluir
  3. sofrer de depressão é sofrer da pior doença que se possa ter conhecimento.É um sofrimento tão profundo que não se consegue explicar não existe conselho ou carinho que amenize a nossa dor.Uma dor tão profunda que fere a alma e vc se sente tão incapaz que não tem nem mais vontade de viver....São periodos muitas vezes alternados .Eu nunca sei quando vou ter uma crise e quando tenho sempre espero que seja a ultima ..mas nunca é..É muito facil pra todos achar que é bobagem pq nunca conseguimos explicar o que sentimos...eu estou numa fase boa a algum tempo ....MAS AOS PARENTES DE QUEM TEM ESSA TRISTE DOENÇA,SÓ TENHA PACIÊNCIA E DÊ SEMPRE MUITO AMOR E COMPREENSÃO A GENTE NÃO ESCOLHE SER ASSIM SIMPLESMENTE SOMOS E NÃO PODEMOS FAZER MUITA COISA A RESPEITO....As vezes um simples olhar pode fazer toda diferença..... karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina uma coisa que pode e deve ser feita é procurar ajuda profissional e se apegar a Deus não importando qual religião.

      Excluir
  4. Depressão a pior doença que um ser humano possa ter.
    Eu sofro desse mal a dez anos e faço tratamento na rede
    do sus, outro sofrimento,pois depara com a incompetência e a falta de medicamentos, aja visto que;a medicação que deu certo para eu é um absurdo de cara, por essa rasão não consigo realizar um tratamento perfeito. lamentável.
    Ernani Costa

    ResponderExcluir
  5. O meu comentário não tem a ver com religião, pois eu mesma nunca fui adepta de qualquer religião, mas quando doí a alma, e nos sentimos perdidos, acabamos por encontrar ajuda onde não estamos à espera. , e por isso gostaria de deixar algumas das palavras que a mim me ajudaram..." Eu sei que te esqueces-te de tudo, mas não te esqueces-te do essencial.Não te esqueças que não podes deixar, em hipótese alguma apagar a tua Luz (Alma).Pode acontecer tudo, mas não deixes que ela se apague" -Jesus-
    Do livro pergunte o céu responde - Alexandra Solnado

    "Mesmo que atravesse os vales sombrios nenhum mal temerei porque o Senhor está comigo" (salmos 23:4)

    ResponderExcluir
  6. OLÁ BOA TARDE!!!
    ESTOU PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DIFICIL, NÃO SEI DIZER SE ESTOU COM DEPRESSÃO OU O QUE TENHO. ESTOU PASSANDO POR UMA CRISE MUITO COMPLICADA NO MEU CASAMENTO. NÃO CONSIGO MAIS CONFIAR NO MEU MARIDO PRA MIM TUDO O QUE ELE FALA É MENTIRA. PRECISO DE UMA AJUDA . NÃO SEI O QUE FAZER !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... seu caso é complicado pois se trata do relacionamento e isso é muito particular.

      Mas tenha calma apegue-se a DEUS e ore todos os dias para que você tenha orientação e que aconteça o melhor.

      Fique atenta mas não julgue sem argumentos.

      Se quiser me add no facebook a gente pode conversar melhor.

      http://www.facebook.com/arnaldo.moraes18

      Eu sofri com a depressão em 2007 e só encontrei conforto e paz quando procurei a DEUS e JESUS (espiritismo) pois somente a fé que pode nos curar desta doença que assola a humanidade.

      Excluir
  7. desde q recebi a noticia q eu tinha o vírus do hiv não vivo mais em paz não consigo comer dormi não faço nada dentro de casa não consigo mais se mae tudo q meus filhos fazem me irrita meu marido me abandonou por eu não ter mais prazer em esta com ele e eu so brigo e jogo tudo na cara dele estou ngravida e com muita vontade de morre so choro não consigo falar com ninguém minha família me vigia o tempo todo e e muito ruim pra mim não quero ser o peso pra ninguém entende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo que você esta passando por um periodo muito ruim, mas como dizia o Chico Xavier isso também passa.

      Eu tenho uma sugestão para você! Aprenda a meditar e ouvir seu anjo da guarda, com a pratica da meditação vai aprender a ter mais paciencia e viver melhor com sua doença e seus familiares.

      Oque não da para mudar é o fato de você ter a doença então oque você pode fazer e conviver melhor com isso.

      vai aqui uma sugestão de videos que eu vejo todos os dias antes de dormir.

      http://www.youtube.com/playlist?list=PL5WCrn5ZvtpcAh9ZhBr5_8bzIzQf2Ib6a&feature=edit_ok

      Veja todos os dias antes de dormir e aprenda a ficar em silêncio ouvindo a voz da sua consciência.

      se quiser pode me add no facebook para podermos conversar mais.

      http://www.facebook.com/arnaldo.moraes18

      Excluir

Postar um comentário