O Livro dos Espiritos - "Pergunta 16"


LIVRO PRIMEIRO
AS CAUSAS PRIMARIAS

Capitulo 1: DEUS
IV - PANTEÍSMO


16. Os que professam essa doutrina pretendem nela encontrar a demonstração de alguns dos atributos de DEUS. Sendo os mundos infinitos, DEUS é, por isso mesmo, infinito; o vacuo ou o nada não existindo em parte alguma, DEUS esta em toda parte; DEUS estando em toda parte, pois que tudo é parte integrante de DEUS, dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. O que se pode opor a este raciocínio?

Resposta: A razão. Refleti maduramente e não vos será difícil reconhecer-lhe o absurdo. 

Esta doutrina faz de DEUS um ser material que, embora dotado de inteligencia suprema, seria em ponto grande aquilo que somos em ponto pequeno. 

Ora, a matéria se transformando sem cessar, DEUS, nesse caso não teria nenhuma estabilidade e estaria sujeito a todas as vicissitudes e mesmo de todas as necessidades da Humanidade; faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. 

As propriedades da matéria não podem ligar-se à ideia de DEUS, sem que o rebaixemos em nosso pensamento, e todas as sutilezas do sofisma não conseguirão resolver o problema da sua natureza intima. 

Não  sabemos tudo que ele é, mas sabemos aquilo que não pode ser, e este sistema esta em contradição com as suas propriedades mais essenciais, pois confunde o criador com a criatura, precisamente como se quiséssemos que uma maquina engenhosa fosse parte integrante do mecânico que a concebeu.

 A inteligencia de DEUS se revela nas suas obras, como a de um pintor no seu quadro; mas as obras de DEUS não são o próprio DEUS, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.

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