Boa Tarde!
Caros amigos e leitores, esta semana estava passando por um televisor em meu trabalho (pois não tenho o habito de assistir tv, pois eu acho que tem muita coisa ruim, mas também tem coisas boas como isso.) e vi uma matéria sobre o grão de bico e achei importante passar esta informação para meus leitores do blog.
O grão-de-bico, também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.
Trata-se de uma planta herbácea, que mede entre 20 a 50 cm de altura, de flores brancas que desenvolvem uma bainha, em cujo interior se encontram entre 2 a 3 grãos no máximo. Os grãos de cor castanho-claro (ou também verde) são arredondados, tendo uma pequena "espora". A sua periodicidade é anual.
O grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.
O grão de bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.
Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
O grão de bico é usado para o preparo de uma pasta árabe, chamada Homus.
Cada 100g de grão, contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria, fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.
O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
Contem uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.
Sendo um alimento relativamente barato oferece uma grande versatilidade na culinária.
É indispensável numa dieta alimentar equilibrada.
Grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Os 6 maiores benefícios do grão-de-bico à sua saúde
Mais nutritivo que o feijão
O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.
Regula o intestino
Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.
Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.
Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.
Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).
Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.
Desejo a todos muita Paz, SAÚDE e Sucesso.
Divulguem esta matéria na sua rede social, click abaixo para ver qual sua rede preferida.
Comentários
Postar um comentário